sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Preguiça - Pedi pra parar parei?

"A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome." Provérbios 19.15



O preguiçoso, conforme o senso comum é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.

A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas, fisiológicas e principalmente espirituais.
É uma característica do homem decaído. A indisposição para trabalhar e realizar qualquer tarefa terá como fruto certo o fracasso. 
Muitas pessoas reclamam que sempre falta dinheiro no final do mês, ou que sempre estão endividados. É admissível passarmos por momentos de lutas e dificuldades, mas viver constantemente nesse estado mostra que há algum problema mais sério que não foi resolvido.
Geralmente as pessoas reclamam de falta porque desperdiçam.
Não sabem usar as coisas, usar o tempo, desperdiçam porque são preguiçosos. O desperdício está diretamente relacionado com a preguiça.
Por exemplo: Você deixa as luzes acesas quando ninguém usa? Deixa a TV ligada? Deixa sua  cama desarrumada? Gasta mais água que o necessário? Usa quase meio rolo de papel cada vez que vai ao banheiro? Gasta tudo na carteira sem pensar? Deixa a torneira gotejando vários meses até arrumar? Deixa o carro sujo e vazando óleo?
Todas essas características são de pessoas que desperdiçam e consequentemente são preguiçosas. A Palavra diz em Eclesiastes 10.18 "Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa".
Se você tem problema com a preguiça, provavelmente será desperdiçador e nada prosperará em suas mãos.
No seu trabalho, você será um peso para aqueles que te lideram e isso não será como honra para o testemunho de Cristo. "Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam" Provérbios 10.26
Saiba como manter e conservar tudo, desde as pequenas coisas. O seu caráter é revelado nos pequenos detalhes. 
Use com excelência o tempo, não desperdice seu tempo com aquilo que não será proveitoso.
Jesus nos ensinou a não desperdiçar e sermos: servos diligentes, dominando o próprio corpo e nos apresentando a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. - Efésios 5.15-17; 1 Coríntios 9.25-27 e Romanos 12.1.
A pessoa que trabalha serve de exemplo para os que estão a sua volta, Jesus disse: "Meu Pai trabalha até hoje e eu também".
E Todo trabalho tem a sua recompensa e o próprio Jesus teve o pagamento pelo seu penoso trabalho; Ele entregou a sua vida como resgate de muitos; por conta disso recebeu o Nome que está acima de todos os nomes.
Imagine se Jesus tivesse preguiça de cumprir a Sua Missão?
Ele foi diligente, dedicado, obediente, submisso e acima de tudo demonstrou um AMOR INCONDICIONAL.
Se você quer ser como Jesus e cuidar das coisas do Pai, e prosperar em tudo o que fizer...
...Precisa largar a preguiça e se entregar a Ele para cumprir os planos de Deus para sua vida.
Preguiça - Pedi pra parar parei?  Parei nada!!!! Creio nos projetos e nas realizações que Deus tem para cada um de nós. 
Então, é tempo de manter o foco e viver esse finalzinho de 2012 com muita disposição para emplacarmos 2013 (O Ano de Romper, O Ano de Avançar!)
Graça e Paz,
Jorginho Rocha








segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

É hora de romper, É hora de avançar!


"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." (I Crônicas 4.9-10)

Curiosidade sobre a escolha do nome: Podia ser relacionado ao nascimento, expressão de esperança ou profecia.

JABEZ = DOR

Jabez foi a pessoa mais destacada, mais respeitada da sua família. Apesar de possuir um nome que poderia ser encarado como uma desvantagem.

Ele sabia que Deus poderia mudar o estigma que seu nome sugeria e também a sua situação.

Por isso ele orou pedindo para o Senhor: ORAÇÃO (O abrir do coração!)

# Abençoá-lo
- (Provérbios 10:22) - A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

# Dar-lhe muitas terras; Alargar as fronteiras.
(Êxodo 3:7) - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
(Êxodo 3:8) - Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

# Estar com ele.
(Josué 1:9) - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

#Livrá-lo de qualquer coisa que pudesse lhe causar dor.
(Êxodo 14:13) - Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
(Êxodo 14:14) - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

Envolva-se  de forma profunda com o Senhor, é através da oração que o Senhor vai anunciar coisas grandes e ocultas que Ele deseja fazer e você ainda não sabe.

Veja: (Jeremias 33.3) - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Jabez tinha certeza de que apenas com a ajuda de Deus não sofreria aflições. E o Senhor atendeu a sua oração.

Deus é inteiramente capaz de modificar o seu nome, a sua situação e o seu caráter.

1.       É de Deus Pai que todas as famílias no céu e na terra recebam o seu verdadeiro nome.
(Efésios 3.14) - Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
(Efésios 3.15) - Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

2.       Ele nos garante um novo nome.
(Apocalipse 2.17) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Naquela época os juízes costumavam usar uma pedra branca para votar em benefício do réu. Na antiguidade, os escravos que conseguiam a alforria, ganhavam uma pedrinha branca como “atestado” de sua liberdade. Aqui o simbolismo sugere um “ingresso”, patrocinado por Cristo, para a grandiosa solenidade das suas bodas com a igreja. A salvação é uma convicção pessoal, que garante este novo nome.

3.       Quando o Senhor muda o nome de uma pessoa, Ele também modifica o caráter dela.
(João 1.42) - E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão (Ouvinte), filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro: Pedra/Rocha/Firmeza/Convicção).

A fé vem pelo o ouvir (Romanos 10.17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Porém precisamos ouvir e viver a prática desta Palavra como diz: (Tiago 1.22) - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

E como garantia da prática da Palavra eu posso dizer que o meu nome é: FILHO DE DEUS
(I João 5:1) - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

Traumas, abusos, perdas e aflições, podem ter determinado a sua vida até hoje; porém se você entender o favor de Deus na sua vida, poderá viver as bênçãos que Ele tem. 

Você também pode ser como Jabez: a pessoa mais destacada e mais respeitada da sua família

O você está esperando?

#ÉhoraderomperÉhoradeavançar!

Graça e Paz,

Jorginho Rocha


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

TEMOR DE DEUS OU TEMOR DO HOMEM?


“ Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.  A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.”  (Salmos 25.12-13)

A igreja não entende que este é um elemento significativo para uma vida cristã triunfante. Isaías profetizou com relação a Jesus: E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. (Isaías 11:3). O prazer Dele deve ser o nosso!

O homem que teme a Deus será guiado nos caminhos de Deus. Esse homem repousará na prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.

Aprendemos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o princípio do Seu conhecimento. Ele prolongará os nossos dias. Somos advertidos de que ninguém verá o Senhor sem santidade, que é aperfeiçoada pelo temor do Senhor. E isto é apenas uma amostra do que a Bíblia fala sobre o temor do Senhor.

A única maneira de andarmos totalmente livres da intimidação é andando no temor do Senhor. A Bíblia diz: “No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos” (Provérbios 14.26). Uma forte confiança gera a ousadia de que precisamos para seguir o caminho de Deus e não o caminho do homem. Vamos examinar as diferenças entre o temor de Deus e o temor do homem.

Em primeiro lugar, o que é o temor de Deus? Ele inclui o respeito por Deus, mas é mais do que isso. Temer a Deus significa dar a Ele o lugar de glória, honra, reverência, ações de graças, louvor e preeminência que Ele merece (observe que é o que Ele merece, e não o que nós achamos que Ele merece). Ele detém esta posição em nossas vidas quando O estimamos e estimamos os desejos Dele acima dos nossos próprios desejos. Odiaremos o que Ele odeia e amaremos o que Ele ama, tremendo diante da Sua presença e da Sua Palavra.

Em segundo lugar, vamos examinar o temor do homem. Temer o homem é ficar alarmado, ansioso, impressionado, aterrorizado e desconfiado, acovardando-se diante do homem mortal. Quando somos capturados por este medo, vivemos fugindo e nos escondendo da reprovação, evitando constantemente a rejeição e o confronto. Ficamos tão ocupados nos protegendo e servindo aos homens que somos ineficazes em nosso serviço a Deus. Com medo do que o homem possa nos fazer, não damos a Deus o que Ele merece.

A Bíblia nos diz: “O temor do homem arma ciladas” (Provérbios 29.25 AMP). Uma cilada é uma armadilha. Temer o homem rouba a autoridade que lhe foi dada por Deus. O dom de Deus então fica adormecido em você. Você se sente impotente para fazer o que é certo porque o poder de Deus em você está inativo.

Isaías 51.7-13 alerta: “Ouvi-Me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a Minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias... Quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva? Quem és tu que te esqueces do Senhor, que te criou?”.

Quando agradamos aos homens para nos livramos da reprovação deles, esquecemo-nos do Senhor. Nós nos afastamos do serviço Dele. “Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1.10).
Você servirá e obedecerá a quem teme! Se você teme o homem, você o servirá. Se você teme a Deus, você O servirá.  Você não pode temer a Deus se teme o homem, porque você não pode servir a dois senhores (Mateus 6.24)! Por outro lado, você não pode temer o homem se teme a Deus!

Os líderes que temem os homens recuarão e darão ao povo o que eles querem em vez de dar o que eles precisam! Eles se tornam presa fácil da intimidação. Não importa o quanto o líder diz que ama a Deus e ao Seu povo, enquanto temer o homem, ele jamais verá o verdadeiro progresso em si mesmo ou no povo que lidera!

O Homem que teme a Deus só se preocupa com o que Deus diz sobre ele. O homem que teme os homens está mais preocupado com o que os homens pensam a respeito dele do que o que Deus pensa. Ele ofende a Deus para não ofender o homem.

Já vi líderes tomarem decisões para dar às pessoas aquilo que elas queriam. As motivações deles eram manter a sua popularidade junto ao povo. Naturalmente, eles jamais admitiram isto e talvez nem mesmo tivessem consciência disto. Eles justificavam suas decisões com o seguinte pensamento: “Não queremos ofender as pessoas”, ou “Isto é o melhor para todos os envolvidos”, ou “Mais pessoas poderão ser ministradas se fizermos isso”, e daí por diante. O reino de Deus não é democracia. É um reino. A popularidade não é importante. Eles não perceberam que eram motivados pelo medo e pela intimidação. A atitude deles não estava enraizada no amor pelo povo, mas no amor por si mesmo.

Oro para que todos nós aprendamos a ter prazer no temor do Senhor. Pois “O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços da morte” (Provérbios 14.27)

E então, a quem você deseja temer: A DEUS ou ao homem?

#VocêServeÀqueleAQuemTeme

*Texto extraído do livro “Quebrando as Cadeias da Intimidação” – John Bevere

Graça e Paz,
Jorginho Rocha

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batatas Fritas ou Purê de Batatas?


E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. (João 17:26)

Um dia desses fomos fazer um lanche em família e o pedido de criança é sempre esse: papai vamos lanchar no M..D....?  E lá fomos.

Logo que chegamos fizemos o pedido; sanduíches, sucos, refrigerantes e as deliciosas batatas fritas.

Quando os lanches foram montados e entregues, chegou a hora de comerrrrrrr!!!!

Rosane e Maria Eduarda gostam de comer as batatas fritas com catchup e vão comendo uma por uma, uma por uma...rsrsrsrs.

Foi então que ao ver esta cena, comecei a viajar nos meus pensamentos. Por que selecionamos as batatas maiores? Elas nos chamam mais atenção? Destacam-se mais? São mais saborosas? E por que sempre deixamos para o final as batatas pequenas? Elas são a sobra do pacote e que às vezes estão muito torradas...

E é assim em muitos casos, principalmente quando determinamos as escolhas em nossa vida; o que é mais vistoso, destacado, influente, renomado, damos muito valor e com isso desconsideramos o pequeno, simples, normal e básico.

O que dizer então da frase “Unidade sem fazer acepção”, quando em uma caixa de batatas fritas, nós selecionamos qual será a que iremos comer primeiro e quando uma está um pouco fora do nosso padrão, simplesmente descartamos.

Deus está em busca da unificação do seu povo e para andarmos da forma que Ele deseja, não podemos ter a pretensão de buscarmos o destaque, a honra ou o primeiro lugar na preferência dos outros, como um crente “batata frita” disputando espaço de destaque dentro da caixa “igreja”.

Foi então que me lembrei de um livro que li á pouco tempo, que relata a importância de sermos purê de batatas. Segue abaixo um trecho dele:

 Desejo ilustrar isto falando sobre as batatas. Cada pé de batata de uma horta tem três, quatro ou cinco batatas no solo.  Cada batata em si pertence a uma planta ou a outra.

Por ocasião da colheita, todas as batatas são arrancadas e colocadas num saco. Dessa forma elas ficam agrupadas. Mas ainda não estão perfeitamente unidas. Elas podem dizer: “Graças a Deus! Agora estamos todas no mesmo saco”. Mas ainda não é uma só massa.

Depois, elas são lavadas e descascadas. E ai pensam que agora estão mais unidas. “Como é bom este amor que nos une!” dizem elas.

Mas o processo ainda não terminou. Elas têm que ser cortadas em pedaços, os quais serão misturados. A esta altura, elas já perderam bastante de sua individualidade, e pensam que já estão como o Mestre deseja.

Mas a união que Deus realmente quer é a do “purê de batatas”, onde haverá não muitas batatas, mas uma única massa de batatas. Pois nesse caso, nenhuma batata pode erguer a cabeça e dizer: “Ei, aqui estou”. Eu sou uma batata. “O pronome que ela tem que usar é nós”. É por isso que o Pai Nosso se inicia com esta expressão: “Pai nosso que está no céu...” e não “Meu Pai que está no céu...

Com toda a reverência, quero dizer que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três batatas que se tornaram um purê." - O Discípulo - págs 70-71.

E como exemplo, Jesus deseja que Sua Igreja seja "um purê" delicioso para um mundo sem vida e sabor.

 Ele está realizando uma obra profunda em sua Igreja, uma obra que nos levará a vivermos a verdadeira unidade do corpo de Cristo.

E então o que você deseja ser: Batatas Fritas ou Purê de Batatas?

#AmorUnificador

Graça e Paz,
Jorginho Rocha

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

GPS ou GPES?


"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16.13)

GPS é uma sigla para Global Positionning System (Sistema ou Unidade de posicionamento Global). Trata-se de um sistema que utiliza uma rede de satélites e receptores terrestres que permite determinar o local, direção, velocidade e hora onde estes se encontram.

Esse equipamento nos auxilia para chegarmos a certos lugares que não conhecemos. Em certa ocasião, uma família de amigos saiu do Rio de Janeiro em direção a Belo Horizonte para nos visitar, era a primeira vez que iam para as terras de Minas Gerais e eles chegaram em segurança na nossa casa com o auxílio do GPS.

Mas nem sempre o GPS funciona corretamente, lembro de uma vez quando fomos a um casamento com amigos e foi programado o endereço no equipamento e ele nos levou a uma rua sem saída e para o desespero de quem estava no carro, era tarde... o local muito estranho... e quando percebemos... estávamos dentro de uma favela em Belo Horizonte. Conseguimos sair do local com segurança e cantando a música do ir. Lázaro (Vou passando pela prova dando Glória a Deus! Glória Deus! Glória a Deus! Ufa!!!!! Aleluia!!! rsrsrs).

Nós sabemos que o homem pode desenvolver projetos, avançar no ramo da ciência, tecnologia e etc, mas nunca alcançará  a marca dos 100% de êxito; porém quando decidimos entregar a direção de nossas vidas nas mãos do Senhor, temos a certeza que Ele sempre nos guiará em direção a águas tranquilas (Salmos 23.2).

Precisamos ativar e utilizar o melhor sistema desenvolvido neste universo, que é o GPES (Guiado Pelo Espírito Santo). Além de ser o nosso intercessor, conselheiro, ajudador, fortalecedor, mestre e amigo fiel; o Espírito Santo também é o nosso guia: "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade;" (João 16.13a). Não somente Ele nos guiará a toda verdade, mas conforme Cristo declarou: "A tua palavra é a verdade (João 17.17b)". Ele nos guiará à verdade da Palavra de Deus.

Ele também nos dará a direção na vida. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus (Romanos 8.14)". Pessoa alguma poderá ser guiada sem colocar-se nas mãos do guia. Não se tem proveito em orar: "Senhor, guia-me, dá-me orientação," a não ser que estejamos dispostos a permitir que sejamos dirigidos.

É por isso que tanta gente se envolve em encrencas na vida - não estão seguindo o Guia. O Espirito Santo irá nos direcionar, mas precisamos nos colocar nas mãos dEle. Se aprendermos a ouvi-lo e confiar nEle, Ele dará a melhor direção.

Quando temos Sua orientação, podemos estar sempre preparados para tudo o que possa acontecer, pois Ele irá nos guiar em toda a verdade.

O que você está esperando?

Recalcule a sua rota e seja #GuiadoPeloEspíritoSanto.

Graça e Paz,

Jorginho Rocha